Ancar anuncia Horizonte ESG Ancar 2030
A Ancar Ivanhoe, a maior plataforma de shopping centers com capital privado do Brasil, acaba de consolidar o Horizonte ESG Ancar 2030. A agenda de compromissos ESG reforça e amplia práticas envolvendo ética nos negócios e valorização da força de trabalho, respeito ao meio ambiente e uso de recursos naturais, além da transformação social das comunidades nas quais está inserida.
Entre outros compromissos, a Ancar projeta medir e reduzir o impacto das emissões de gases do efeito estufa de suas operações até 2030, assim como realizar treinamento e sensibilização de 100% da força de trabalho no tema mudanças climáticas, bem como impactar 100% dos lojistas nas boas práticas de gestão de resíduos, buscar o máximo de utilização de energia renovável para suas operações, implementar reuso de água em todos os shoppings da rede, realizar due dilligence ESG em 100% dos fornecedores críticos nos aspectos ESG, transformar a realidade de 10 mil jovens por meio de iniciativas de inclusão social, capacitação profissional e acesso à empregabilidade e potencializar as práticas de diversidade e inclusão como estratégia central da companhia.
O Horizonte ESG Ancar 2030 foi construído com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, conectando a companhia aos compromissos mundiais de desenvolvimento, com metas a serem atingidas até 2030 por meio de quatro grandes pilares: Conservação do planeta, Transformação Social, Gente que Gosta de Gente, e Governança e Integridade.
Em paralelo ao anúncio desta agenda, os temas materiais de maior relevância para os stakeholders da companhia guiaram a produção do conteúdo do Relatório de Sustentabilidade 2022. Em aproximadamente 100 páginas, o documento aborda em detalhes as ações que foram realizadas no último ano e perspectivas para o futuro. Acesse o 2º Relatório de Sustentabilidade da Ancar na íntegra clicando aqui.
Horizonte ESG Ancar 2030
- Atingir a compostagem de 30% dos resíduos orgânicos gerados nas operações de nossos shoppings e sede administrativa.
- Destinar para reciclagem, 60% dos resíduos recicláveis, incluindo compostagem dos nossos shoppings e sedes administrativas. Base 2022.
- Impactar 100% dos lojistas nas boas práticas de gestão de resíduos; Base 2022.
- Investir em inovação aberta com foco na diminuição gradativa de resíduos enviados para aterros.
- Utilização de 99% de energia elétrica proveniente de fonte renovável até 2030.
- Reduzir o consumo de energia (Ar condicionado e Comum) dos shoppings em 5%.
- Investimento constante em tecnologia e infraestrutura com foco em eficiência energética.
- Reduzir o consumo de água (Ar condicionado e Comum) em 5%.
- 100% dos shoppings com reuso de água.
- Reduzir o impacto das emissões de GEE na operação da companhia, a partir da elaboração de inventário de emissões de GEE.
- Treinamento e Sensibilização de 100% da força de trabalho no tema Mudanças Climáticas.
- Impactar positivamente 10 mil jovens através de iniciativas de inclusão social, capacitação profissional e acesso à empregabilidade.
- Realizar Due Diligence ESG em 100% dos fornecedores críticos nos aspectos ESG.
- Até 2030 , ter pelo menos, 30% dos cargos de diretoria e superintendentes ocupados por mulheres, sendo pelo menos 2 dessas novas posições na Diretoria.
- Até 2030 , ter pelo menos, 40% de funcionários e funcionárias, autodeclarados(as) pretos(as).
- Até 2030, ter pelo menos 30% de autodeclarados pretos em posições de liderança, sendo até 2025, 5% desses 30%.
- Aprimorar o sistema de gestão com a formação de um Conselho de Administração/Conselho Consultivo com a presença de acionistas e conselheiros externos independentes.
- Implementar metas ESG como premissas da remuneração variável da Diretoria (Gestão de Resíduos / Diversidade e Inclusão / Emissões GEE.
- Implementar até 2025 o portfólio de riscos Operacionais, Estratégicos e ESG em todas as áreas corporativas e operacionais.